Cascas de amendoim para remoção de Cobre

amendoim As cascas de amendoim, um resíduo gerado em grande quantidade pela indústria de alimentos, poderiam ser utilizadas para a extração de íons de cobre de efluentes de acordo com pesquisadores turcos. A descoberta oferece uma alternativa à usual diposição desse resíduo. O cobre é um elemento essencial encontrado em diversos organismos, porém, quando presente em elevadas concentrações, é potencialmente perigoso, podendo oferecer riscos ambientais à ecossistemas aquáticos.

Convencionalmente, diversos sistemas relativamente sofisticados são utilizados para a remoção de íons de cobre de efluentes, incluindo precipitação, troca iônica, eletrólise e adsorção em carvão ativado. Duygu Özsoy e colegas do Departamento de Engenharia Ambiental da Mersin University, na Turquia, têm investigado diversos materiais com potencial para adsorver a forma dissolvida de cobre em águas residuárias, entre eles, cascas de amendoim e serragem.

Foi constatado que as cascas de amendoim foram capazes de remover 95% dos íons de cobre enquanto que a serragem extraiu cerca de 44%. Os cientistas concluíram que tanto as cascas de amendoim não tratadas – um resíduos barato produzido pela indústria de alimentos – e a serragem – resíduo da indústria madeireira – podem ser utilizadas para a remoção de níveis signficativos de cobre.

Via Science Daily

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: