Max Water: 10.000 litros de água por dia

max_water

Um inventor australiano, Max Whisson, desenvolveu um extradionário instrumento capaz de extrair água do ar. De acordo com o fabricante, O Max Water é capaz de extrair cerca de 10.000 litros de água por dia utilizando uma turbina contendo refrigeradores. Uma excelente idéia para aplicação em regiões com escassez de água, como o nordeste brasileiro por exemplo.

O resfriamento do ar é realizado sem o uso de qualquer fonte externa de energia. É algo como um moinho de vento mutante. O vento sopra através de uma série de turbinas que então energizam uma séria de pratos refrigeradores. Quando o ar passa através desses pratos, a água condensa entre eles e as gotas formadas escoam para um tanque coletor. Pense na água que condensa em um vidro frio ou as gotas d’água geradas por aparelhos de ar condicionado. O fenômeno é o mesmo.

De acordo com Whisson, uma unidade seria suficiente para produzir água suficiente para três ou quatro famílias, funcionando até mesmo nas regiões de clima extremamente secos.

No site da empresa – Water UN Limitedhá uma interessante animação sobre o funcionamento do aparelho, além de um manual explicando os fenômenos envolvidos e o quanto de água se pode extrair do ar em função do tipo de usuário (pequeno grupo, fazenda, distrito…) e do tamanho da turbina instalada.

O preço sugerido para a engenhoca é algo em torno de $40.000 dólares. A companhia planeja a doação de parte das unidades finalizadas (o aparelho ainda está em fase de testes) à áreas com escassez de água em países em desenvolvimento.

Via Plenty Magazine

2 Respostas

  1. Achei muito interessante, se tivesse um para uso residencial de pequeno porte e de menor preço, seria ideal.

  2. Como conseguir uma planta dos componentes para construir um protótipo para uso doméstico?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: