Xerox desenvolve tinta que desaparece para reúso de papel

ink_xerox

Calcula-se que, em média, um trabalhador de escritório imprime 1200 páginas por mês e que cerca de 21% desse total vá parar no lixo no mesmo dia em que foi impresso, informa Brinda Dalal, antropologista da Xerox. Com base nesses números, a empresa passou a pesquisar algo que certamente atenderá aos anseios dos ambientalistas: uma tinta que desaparece. Na verdade, esse sistema de copiadora/impressora para escritórios já foi desenvolvido pela Xerox onde o texto em documentos impressos simplesmente desaparece após 16 horas, permitindo o reúso do papel.

O sistema foi desenvolvido por pesquisadores da Xerox nos laboratórios do Palo Alto Research Center e do Xerox Research Centre of Canada. Nenhuma tecnologia especial para apagar a impressão é utilizada. A parte principal da pesquisa é o desenvolvimento de um papel com uma cobertura química especial que custa um pouco mais do que o papel utilizado normalmente para impressão. Presume-se que uma folha possa ser reutilizada entre 30 e 100 vezes. Considerando-se que em um único ano sejam impressas 2,5 trilhões de páginas no mundo, dá para se ter uma idéia da economia de recursos naturais e energia tanto para a produção como para reciclagem. Além disso, ainda segundo Brinda Dalal, cerca de metade do que é impresso ou copiado na maioria dos escritórios é para uso diário e transiente, para uso em reuniões ou para leitura fora do computador.

Apesar de todo o benefício ambiental prometido por essa nova tecnologia, parece que a Xerox ainda está procurando um mercado para esse papel “transiente”. E deixa claro que ainda estão por decidir se de fato esse papel se tornará ou não um produto comercial.

Via ZDNet.co.uk

Uma resposta

  1. por favor seria possivel me enviar um artigo sobre a tinta de impressao dos dois lado preciso com urgencia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: