Uma cidade inteira abastecida por energia solar

Ter uma residência abastecida com energia solar já é algo complicado. Imagine uma cidade inteira. Cloncurry, uma cidade australiana de 3000 habitantes, será a primeira de uma série de pequenas cidades a ser 100% abastecida por essa fonte renovável.

Escolhida para sediar a nova estação de energia solar térmica, a cidade terá eletricidade disponível mesmo com tempo encoberto e durante a noite. Diferentemente de um sistema de painéis fotovoltaicos que produzem eletricidade de forma direta, o sistema a ser implantado transformará o calor do sol em energia térmica em um primeiro momento. A iluminação do sol será refletida por 8000 espelhos em direção à gigantescos blocos de grafite que, com o aquecimento, irão converter água em vapor. O vapor produzido vai gerar eletricidade ao passar por diversas turbinas. Os blocos irão reter o calor por diversas horas após o pôr-do-sol garantindo, desta forma, um suprimento contínuo de eletricidade durante as 24 horas do dia.

As emissões de gases do efeito estufa por parte da Austrália estão entre as maiores per-capita do mundo. De acordo com o primeiro-ministro australiano, John Howard, “a prioridade do governo é o foco em eficiência energética e tecnologia para limitar as emissões de carbono”.

O ano previsto para que a cidade inteira seja abastecida pelo novo sistema é 2010.

Via Reuters

Uma resposta

  1. Parabéns pelo site. Muito bem organizado e informativo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: